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 Confira aqui algumas dicas importantes, como cuidados e manutenções que devem ser tomados.

Nível de Água Correto

Motor com sede tem pouquíssimo tempo de vida. Por isso mantenha o radiador com o nível correto de água, sem esquecer do aditivo, que impede a fervura e a corrosão.

O radiador deve ser cuidado também por fora

O radiador deve ser cuidado também por fora. Aletas limpas e desobstruídas permitem uma melhor circulação do ar.

Mangueiras inchadas precisam ser trocadas imediatamente

Substituição

Substitua sempre os componentes defeituosos (termostatos, mangueiras etc).

Muito Cuidado! Água Fervente.

Nunca abra o radiador ou o Vaso Expansor com o motor quente. A água fervente jorrará com sérios riscos de queimaduras graves.

Nível do Líquido

Verifique o nível do líquido de arrefecimento uma vez por semana.

"Água Enferrujada"

Pesquisas indicam que “água enferrujada” no radiador desvaloriza o carro na hora da revenda.

Temperatura sob controle? O que é isso?

O motor do seu veículo gera muito calor devido a explosão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento!
É verdade que o líquido de arrefecimento é mais importante que o óleo do motor?
Os dois são super importantes para o funcionamento do motor! A falta do líquido ou o uso de um fora das especificações pode fundir o motor por excesso de temperatura. E um viabiliza o funcionamento do outro, dando uma perfomance e maior vida ao motor. E os outros componentes?
Todos devem ser checados e inspecionados uma vez por ano e caso tenham problemas, devem ser substituídos. Você sabia que em uma inspeção veicular realizada com 2248 veículos,o sistema de arrefecimento foi o campeão dos problemas?O que devo fazer então?
Simples! Procure tratar o Sistema de Arrefecimento “Preventivamente” e não “Corretivamente”, você já ouviu falar em “Medicina Preventiva?”. Pois é, o mesmo conceito pode ser aplicado ao seu carro com a”Mecânica Preventiva”!

Qual a importância do aditivo para o radiador ?

O sistema de arrefecimento dos carros tem a função de manter a temperatura em uma faixa que o motor possa trabalhar em plenas condições. Esse sistema precisa de um líquido refrigerante, que é a água, mas não somente ela.

Os aditivos, aumentam o ponto de ebulição e diminuem o ponto de congelamento da água, o que ajuda a manter na temperatura ideal no sistema de arrefecimento. Além de auxiliarem a manter a temperatura ideal da água que circula pelo sistema de arrefecimento, eles são responsáveis pela proteção à corrosão das peças.

Além de evitar que a água ferva ou congele, o aditivo de radiador (chamado também líquido de arrefecimento) protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento.

Também é importante verificar se existe algum ponto de vazamento no sistema de arrefecimento, que é composto pelo radiador, mangueiras e reservatório de expansão. Já a proporção de mistura de água com líquido de arrefecimento é indicada na embalagem do próprio produto. A marcação deve ser respeitada para preservar ao máximo a durabilidade do sistema – e para não prejudicar o funcionamento adequado do veículo.

A combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação.”

Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante nessa época de aumento gradual da temperatura, por conta da proximidade do verão. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de superaquecimento do motor.

Sabe o que é um Intercooler?

É utilizado em sistemas de admissão de água nos automóveis turbinados. Uma vez que o turbão aquece bastante o ar de admissão, o intercooler tem como missão acelerar o torque, até este atingir uma temperatura semelhante à temperatura ambiente. Ao reduzir a temperatura, este fica mais denso, sendo possível dessa forma colocar mais ar dentro dos cilindros. Assim consegue-se gerar mais rapidez durante a detonação .

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